Pular para o conteúdo principal

UMA INSTITUIÇÃO QUE VISA O ENSINO FRANCISCANO


Fundada em março de 1986, por iniciativa dos Frades Menores Capuchinhos do Rio Grande do Sul em parceria com outras Congregações Franciscanas, a ESTEF - Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, tem como propósito oferecer formação teológica aos membros de Institutos de Vida Consagrada, candidatos ao Ministério Presbiteral e lideranças das comunidades cristãs.

Para alcançar este objetivo, a ESTEF vem oferecendo desde sua criação, e de forma ininterrupta, o Curso de Graduação em Teologia. A partir de 1992, respondendo à demanda das comunidades eclesiais, passou a oferecer cursos de capacitação teológica (Cursos de Extensão) para suas lideranças. Num primeiro momento, estes cursos foram disponibilizados na própria sede da Escola. Contudo, o êxito de tal iniciativa fez com que Paróquias e Dioceses do interior do Estado passassem a solicitar a assessoria da instituição para a formação de seus líderes.

Promovendo simpósios de Teologia, palestras, debates, congressos, publicação dos Cadernos da ESTEF (ininterrupta desde 1986) e outras atividades abertas à comunidade, ela marca presença significativa no âmbito da Vida Religiosa, da Igreja e da sociedade.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Verdade como antídoto.

Yuval Harari, autor do best-seller  Sapiens: uma breve história da humanidade , escreve que o ser humano, como animal social, é constituído de fato, fala e escrita. Sem esses três elementos não se pode caracterizar um ser humano. A informação é a junção, a soma desses três elementos. Portanto, numa dimensão sociopolítica, o ser humano é informação. Contudo, pode ocorrer que a informação carregue algumas "deformidades" que podem acarretar a mudança da constituicão do ser humano e, por consequência, o meio social no qual vive. O documentário  Mercado de Notícias,  dirigido por Jorge Furtado, apresenta uma rica discussão de jornalistas acerca do papel e influência da mídia nas sociedades democráticas. É um documentário que discute o jornalismo em tempos de fácil acesso à informação, como também em tempos em que qualquer pessoa pode compartilhar informação. Essa facilidade em consumir e propagar informação gera um número infindável de notícias e publicaçõe...