Pular para o conteúdo principal

MERCADO DE NOTÍCIAS - GLADIS


O Jornalista é um profissional que conta uma notícia de maneira atraente e fiel. Ele precisa estar sempre bem informado, portanto, precisa de boas fontes.
O repórter vai para as ruas em busca de notícias. Notícia é tudo aquilo que alguém quer manter escondido. A boa notícia não vai até o jornalista, ele é que tem que ir a ela.

Veículo ou agência é onde se investigam e filtram as notícias antes de informar aos leitores ou ouvintes.
Dentro desse sistema capitalista em que vivemos, podemos dizer que a informação foi transformada em mercadoria. O dono do veículo de comunicação é quem comanda a notícia e procura informar aquilo que rende mais. Isto torna imprensa capitalista, política e com possibilidade de ser manipulada.
Mas como o universo está sempre em transformação e o novo sempre existe. Veio a revolução da internet que colocou a informação ao alcance de todos. Nesse processo de mudança constante o jornalista deve investir em sua profissão, atualizando-se para acompanhar e fazer parte deste universo de informações que são colocadas à disposição.
                             

Gladis Subtil de Souza

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Verdade como antídoto.

Yuval Harari, autor do best-seller  Sapiens: uma breve história da humanidade , escreve que o ser humano, como animal social, é constituído de fato, fala e escrita. Sem esses três elementos não se pode caracterizar um ser humano. A informação é a junção, a soma desses três elementos. Portanto, numa dimensão sociopolítica, o ser humano é informação. Contudo, pode ocorrer que a informação carregue algumas "deformidades" que podem acarretar a mudança da constituicão do ser humano e, por consequência, o meio social no qual vive. O documentário  Mercado de Notícias,  dirigido por Jorge Furtado, apresenta uma rica discussão de jornalistas acerca do papel e influência da mídia nas sociedades democráticas. É um documentário que discute o jornalismo em tempos de fácil acesso à informação, como também em tempos em que qualquer pessoa pode compartilhar informação. Essa facilidade em consumir e propagar informação gera um número infindável de notícias e publicaçõe...